1/26/2008


Chennai, 26 de janeiro de 2008.


Hoje é feriado na Índia - dia da Proclamação da Repúlica, que ocorreu em 1950. Num outro post contaremos mais sobre essa data. 

Ontem fizemos algo que é muito comum, mas que ainda faltava coragem a todos: comemos com as mãos! Não tinha escapatória, o local simplesmente não tinha garfos e facas. Bom, no começo é super estranho, mas depois de um tempo, você se acostuma. Se acostumar é muito diferente de ser fácil, não é nada fácil! O arroz não é grudado o suficiente para fazer bolinho, como o japonês, e tudo é muito cheio de molho... Fomos percebendo na verdade que, conforme você deixa o nojo inicial de lado, vai ficando mais fácil. É muito impressionante ver como os indianos comem rápido com as mãos, e como não perderam esse costume. 

Ontem fomos visitar a última organização que veremos em Chennai - Rural Innovations Network. Antes de mais nada, vale lembrar que a realidade rural da Índia é muito diferente da do Brasil. Aqui, quase não existem latifúndios, a pobreza se concentra na zona rural, e o produtor rural muitas vezes é bem pobre. A RIN trabalha com a potencialização de inovações para o meio rural que facilitem o acesso e uso para o produtor rural, e melhorem produtividade e qualidade de vida na área. 

Amanhã partimos para Madurai. Lá visitaremos o Aaravind Eye Hospital. É sem dúvida um dos cases que mais estudamos e ver de perto tem motivado muito a equipe.

Por último, seremos breves hoje, vou dividir a experiência de ter passado o dia num hospital em Chennai (Nina). Se a gente acha o Brasil burocrático, multipliquem por cem. Tive que ir quatro vezes ao guichê de pagamento, e gastei 8 horas para fazer uma consulta médica e quatro exames rápidos. Isso porque é o melhor centro de saúde da Índia. Sim, à tarde já estava brigando para não ter que percorrer todos os caminhos da burocracia.

Agora, uma coisa me chamou atenção positivamente: o valor pago pelos exames tem certa divisão pela faixa de renda da pessoa... não entendi muito bem como funciona, mas entendi que grande parte era subsidiada. (Ah, e não fiquem preocupados, está tudo bem). 

E parecer gringa até que tem suas vantagens. Sempre aparecia um funcionário que, vendo minha cara de perdida, corria para ajudar - ou seja, tirar xerox de pedido, me encaminhar às mil e uma salas de exame, etc. Percebi também que as pessoas vem conversar com voce com duas perguntas centrais (os outros pacientes): daonde você é - claro!- e de que religião....! E para explicar toda vez que eu não tinha religião? Bom, eles riam, claro.



Nenhum comentário:

O que é um Negócio Social?

Organização cuja missão é explícitamente de transformação social e que para isso adota estratégias de negócios geradoras de renda como principal veículo para atingir seu propósito social, impactando diretamente a vida de populações fragilizadas. Pode assumir um modelo com ou sem finalidade lucrativa, mas sua autonomia financeira é dada pela atividade-fim da empresa. Os principais campos de atuação são: alimentação, serviços financeiros, acesso à energia e água potável, desenvolvimento econônomico, saúde, etc.