5/02/2010

Nutriset Case

Recentemente conheci a empresa Nutriset. Por mais de 20 anos, a Nutriset desenvolve e produz soluções nutricionais de tratamento e prevenção de mal-nutrição adaptadas às necessidades das populações mais vulneráveis de países em desenvolvimento. A empresa desde sua criação incorpora em sua estratégia o valor "acessibilidade" às populações mais necessitadas.

Para tanto, a Nutriset trabalha essencialmente com Agências Multilaterais e ONGs Internacionais que trabalham diretamente em regiões instáveis, seja por desastres naturais ou instabilidade política. Assim sendo, seu principal produto o Plumpy'Nut é primordialmente distribuído no continente Africano e algumas regiões da Ásia. Além disso, a empresa investe consideravelmente (6% do faturamento) em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de modo a transformar recomendações dos pesquisadores em produtos acessíveis.

Com o intuito de aumentar o impacto de seu negócio, desde 2005 a Nutriset desenvolve uma rede de produtores locais - chamada de Plumpyfield - com o intuito de compartilhar sua tecnologia com os parceiros em países em desenvolvimento. A iniciativa busca contribuir para a redução de mal-nutrição infantil que afeta aproximadamente 150 milhões de crianças ao redor do mundo. Nesse sistema, a nutriset não cobra royalties, mas sim uma remuneração relacionada ao uso de ingredientes de alto impacto nutricional.

Para saber mais, entre no site: www.nutriset.fr

Veja também um vídeo sobre o Plumpy'nut produzido pela CBS: http://www.cbsnews.com/video/watch/?id=4201082n&tag=related;photovideo



2 comentários:

Daniel Castro disse...

Bastante interessante o trabalho deles.
Pena que no Brasil é difícil encontrar empresas com causas sociais.
http://butecoformal.blogspot.com/

Thábata Abreu disse...

Olá Nina, tudo bem?

Vi hoje a sua palestra no Insper e me interessei muito por tudo que você disse e pelos projetos que você comentou brevemente.

Você poderia me enviar os slides da sua apresentação? Quero pesquisar mais sobre as empresas e negócios que você citou.

Obrigada,

Thábata Abreu.

O que é um Negócio Social?

Organização cuja missão é explícitamente de transformação social e que para isso adota estratégias de negócios geradoras de renda como principal veículo para atingir seu propósito social, impactando diretamente a vida de populações fragilizadas. Pode assumir um modelo com ou sem finalidade lucrativa, mas sua autonomia financeira é dada pela atividade-fim da empresa. Os principais campos de atuação são: alimentação, serviços financeiros, acesso à energia e água potável, desenvolvimento econônomico, saúde, etc.