1/19/2010

Social Return on Investment (SROI): uma ferramenta para avaliação de Negócios Sociais

No mundo dos negócios sociais, SROI é um termo que vem se tornando cotidiano. Mas o que isso quer dizer? O SROI, ou social return on investment nada mais é do que uma método de avaliação de resultado e desempenho de organizações sociais. No entanto, ele difere dos métodos mais tradicionais, uma vez que propõe a monetização dos resultados, permitindo assim a comparação entre projetos de maneira clara. Há ainda controvérsias, mas o método tem se consolidado no Setor 2,5 mundo afora, sendo especialmente adotado por fundos de social venture capital, deventure philanthropy etc. Assim, pretende-se aqui apenas explicar este método e como utilizá-lo. Para continuar a ler, clique aqui.

Por Fernando Mistura
fernando@doisemeio.com

Um comentário:

Ed disse...

Oi Fernando! Muuuuito bacana o seu artigo.

Estou em Boston/EUA nesse momento. Fazendo trabalho voluntário para uma Community Development Financial Institution (CDFI) chamada Boston Community Capital (BCC). O meu trabalho é exatamente fazer a mensuração do SROI dos seus investees.

Aqui eles usam uma planilha desenvolvida pelo MIT que leva em conta principalmente os empregos gerados e as condições de trabalho.

Estou a disposição para trocarmos figurinhas.

Ed

O que é um Negócio Social?

Organização cuja missão é explícitamente de transformação social e que para isso adota estratégias de negócios geradoras de renda como principal veículo para atingir seu propósito social, impactando diretamente a vida de populações fragilizadas. Pode assumir um modelo com ou sem finalidade lucrativa, mas sua autonomia financeira é dada pela atividade-fim da empresa. Os principais campos de atuação são: alimentação, serviços financeiros, acesso à energia e água potável, desenvolvimento econônomico, saúde, etc.