1/19/2010

Social Return on Investment (SROI): uma ferramenta para avaliação de Negócios Sociais

No mundo dos negócios sociais, SROI é um termo que vem se tornando cotidiano. Mas o que isso quer dizer? O SROI, ou social return on investment nada mais é do que uma método de avaliação de resultado e desempenho de organizações sociais. No entanto, ele difere dos métodos mais tradicionais, uma vez que propõe a monetização dos resultados, permitindo assim a comparação entre projetos de maneira clara. Há ainda controvérsias, mas o método tem se consolidado no Setor 2,5 mundo afora, sendo especialmente adotado por fundos de social venture capital, deventure philanthropy etc. Assim, pretende-se aqui apenas explicar este método e como utilizá-lo. Para continuar a ler, clique aqui.

Por Fernando Mistura
fernando@doisemeio.com

1/15/2010

Investir no Projeto Setor 2,5

O Projeto Setor 2,5, em parceria com a Talk. Filmes, ainda está captando recursos para realizar o cine-documentário que tem como objetivo sensibilizar e inspirar jovens líderes a empreederem Negócios Sociais. Investidores podem apoiar o projeto de duas maneiras:
1. pela Lei do Audiovisual, destinando parte do Imposto de Renda pago
2. pela Lei do PAC, destinando parte do ICMS pago
Assim, disponibilizo dois explicativos sobre o processo de investimento através das duas leis.
Para saber como investir pelo ICMS, clique aqui!
Para saber como investir pelo IR, clique aqui!

1/05/2010

Social Venture Capital: um modelo de alto impacto social

Este modelo é mais difundido sob o termo venture philanthropy, que teria sido cunhado pelo filantropo americano John D. Rockfeller III em 1969. Na realidade, não existe uma única definição para o termo. Diversas definições e termos foram utilizados ao longo do tempo – strategic philanthropy, engaged philanthropy, effective philanthropy e high-engagement philanthropy. Mas aparentemente, o termo venture philanthropy vem se consolidando na maior parte do mundo, especialmente com a criação das associações de países e regiões, a exemplo da European Venture Philanthropy Association. Para continuar a ler, clique aqui.

O que é um Negócio Social?

Organização cuja missão é explícitamente de transformação social e que para isso adota estratégias de negócios geradoras de renda como principal veículo para atingir seu propósito social, impactando diretamente a vida de populações fragilizadas. Pode assumir um modelo com ou sem finalidade lucrativa, mas sua autonomia financeira é dada pela atividade-fim da empresa. Os principais campos de atuação são: alimentação, serviços financeiros, acesso à energia e água potável, desenvolvimento econônomico, saúde, etc.