10/04/2009

Perfil dos Empreendedores Sociais no Reino Unido.

Cara Geração 2,5,
Estive esta semana na London School of Economics (LSE) em Londres para fazer um curso de Social Entrepreneurship e me deparei com alguns dados interessantes desta população (a geração 2,5) atrelada a negócios sociais*. Uma pesquisa realizada com 27.296 pessoas aqui no Reino Unido (GEM, HARDING, 2006) chegou às seguintes conclusões sobre quem são os empreendedores sociais aqui na Inglaterra:

1. Eles representam 3,2% da população economicamente ativa;
2. As mulheres, proporcionalmente, são mais propensas ao empreendedorismo social do que ao comercial;
3. Os jovens entre 18 e 24 anos são mais propensos a serem empreendedores sociais do que qualquer outro grupo de idade;
4. Pessoas estudando em tempo integral têm maior probabilidade de se tornarem empreendedores sociais;
5. Pessoas com trabalho em tempo parcial têm maior probabilidade de fundar ou gerir empresas sociais;

*OBS: Na Inglaterra, o termo social enterprises, que pode ser traduzido como "negócio social" é utilizado de modo mais abrangente do que no Brasil, incluindo as empresas de comércio justo (comércio solidário/fair-trade) e empresas de inserção.

Fernando Mistura
fernando@doisemeio.com

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O que é um Negócio Social?

Organização cuja missão é explícitamente de transformação social e que para isso adota estratégias de negócios geradoras de renda como principal veículo para atingir seu propósito social, impactando diretamente a vida de populações fragilizadas. Pode assumir um modelo com ou sem finalidade lucrativa, mas sua autonomia financeira é dada pela atividade-fim da empresa. Os principais campos de atuação são: alimentação, serviços financeiros, acesso à energia e água potável, desenvolvimento econônomico, saúde, etc.