6/30/2009

O Mercado da Base da Pirâmide - WORLD RESOURCES INSTITUTE, 2007

Um estudo do WRI, em 2005, estimou o potencial de mercado dos segmentos mais críticos à população da base da pirâmide dentro de um contexto mundial. Pelas estimativas do WRI (2005) , o mercado BOP mundial de saúde representa $ 158,4 bilhões de dólares, sendo a América Latina responsável por $ 24 bilhões de dólares, e o Brasil, por $ 11,9 bilhões. No mercado de informação e comunicação, estima-se que a América Latina seja responsável por $ 13,4 bilhões de dólares, o Brasil por $ 5,5 bilhões, de um mercado mundial de $ 51,4 bilhões de dólares. O mercado mundial de água é estimado em $ 20,1 bilhões de dólares, $ 4,8 bilhões para a América Latina e $ 1,6 bilhões de dólares.


Em transportes os números estimados são: $ 179,3 bilhões de dólares para o mercado mundial, $ 45,9 bilhões de dólares para o mercado latino-americano e $ 19,5 bilhões de dólares para o Brasil. O mercado de habitação apresenta as seguintes estimativas: mercado mundial - $ 331,8 bilhões de dólares; latino-americano, $ 56,7 bilhões; Brasil, $ 9,5 bilhões de dólares. O mercado de energia é ainda maior, estimado em $ 433,4 bilhões de dólares. Na América latina, esse mercado é de $ 30,5 bilhões de dólares e, no Brasil, de $ 12,1 bilhões de dólares. Com relação à alimentação, estima-se um mercado mundial em torno de $ 2,8 trilhões, sendo $ 199 bilhões o mercado latino-americano e $ 55,3 bilhões o brasileiro.

Um comentário:

Thiago disse...

Estamos empreendendo uma experiencia de microcredito aqui na Zona Sul de São Paulo, temos como parceiro o Instituto Palmas no desenvolvimento de ferramentas e tecnologias que facilitem o trabalho.
Temos uma moeda local, lastreada pelo real para nós aqui da comunidade do Campo Limpo ta fazendo muito sentido contar com essa pratica uma vez que ainda é muito pouco.
Os comerciantes querem que "sampaio" gire mais porque com certeza tem Demanda!

O que é um Negócio Social?

Organização cuja missão é explícitamente de transformação social e que para isso adota estratégias de negócios geradoras de renda como principal veículo para atingir seu propósito social, impactando diretamente a vida de populações fragilizadas. Pode assumir um modelo com ou sem finalidade lucrativa, mas sua autonomia financeira é dada pela atividade-fim da empresa. Os principais campos de atuação são: alimentação, serviços financeiros, acesso à energia e água potável, desenvolvimento econônomico, saúde, etc.