12/13/2009

Emerging Markets, Emerging Models

Este relatório do Monitor Group apresenta as mais bem sucedidas soluções de negócios para os desafios relacionados à pobreza no mundo. O estudo investigou 270 modelos de negócios focados na base da pirâmide e concluiu que apenas 7 são capazes de servir ou incorporar a população da base da pirâmide de modo lucrativo e com escala. Cada um destes modelos apresenta maior aderência a determinadas indústrias e/ou atividades.
Os 7 business models são:
1. pay-per-use;
2. no-frills service (remoção de complementos não-essenciais em um produto ou serviço);
3. paraskilling (uso de "paraprofissionais" treinados);
4. Shared Channels (compartilhamento de canais de distribuição existentes);
5. Contract Production ("outsourcing" entre empresas e fornecedores de baixa renda);
6. Deep Procurement (compra direta de fonecedores pobres, bypassing intermediários);
7. Demand-led training


12/10/2009

Negócios Sociais: a criação e avaliação do Blended Value

Em nosso trabalho, já demonstramos que os atores principais do Setor Dois e Meio são os Negócios Sociais. Essas organizações buscam a criação de valor social e financeiro. Daí, surge a expressão blended value desenvolvida por Emerson (1999) para designar o conjunto de valor criado pelos negócios sociais. Para continuar a ler, clique aqui.

O que é um Negócio Social?

Organização cuja missão é explícitamente de transformação social e que para isso adota estratégias de negócios geradoras de renda como principal veículo para atingir seu propósito social, impactando diretamente a vida de populações fragilizadas. Pode assumir um modelo com ou sem finalidade lucrativa, mas sua autonomia financeira é dada pela atividade-fim da empresa. Os principais campos de atuação são: alimentação, serviços financeiros, acesso à energia e água potável, desenvolvimento econônomico, saúde, etc.