3/18/2009

Yunus lança novo social business: BASF Grameen Ltd.

No útlimo dia 5, Yunus anunciou mais uma Social Business Venture com uma empresa multinacional, desta vez, com a BASF, a maior empresa química do mundo. A joint-venture BASF Grameen Ltd. tem o objetivo de melhorar a saúde e oportunidades de negócios das populações desfavorecidas do Bangladesh.

A BASF Grameen Ltd. comercializará dois produtos do portfólio da BASF: complemento alimentar contendo vitaminas e micronutrientes vendido em sachets e redes mosqueteiras que oferecem proteção contra doenças transmitidas por insetos. Sob o conceito de social business do Yunus, a BASF Grameen deverá cobrir seus custos e possibilitar a recuperação do capital inicial investido. Em suas palavras: "BASF Grameen Ltd. is not a charity. It combines business sense with social needs".

As operações serão coordenadas pela sede da BASF em Dhaka, capital do Bangladesh. Juntamente com o investimento de EUR 200.000,00, a BASF se compromete a garantir fundos para a produção de 1 milhão de sachets de complemento alimentar, assim como para a produção de 100 mil mosqueteiros. Já o Grameen contribui com seu conhecimento do mercado, estruturas e redes de distribuição em Bangladesh.

Na fase inicial, os produtos serão vendidos a grande publicos consumidores, como escolas e farmácias, passando, em uma segunda fase, a serem vendidos diretamente aos consumidores finais por meio da rede de empreendedoras do Grameen.

A BASF Grameen Ltd. contribui para responder à crítica situação social do Bangladesh: 2.9 milhões de casos de malária em 2006 e 72% da população sujeita à doença, segundo o WHO World Malaria Report 2008, além de uma das mais altas taxas de desnutrição infantil e materna, com aproximadamente 8 milhões de crianças menores de 5 anos subnutridas, deacordo com o relatório State of the World’s Children 2008 da UNICEF.

Fernando Mistura
fernando@doisemeio.com

O que é um Negócio Social?

Organização cuja missão é explícitamente de transformação social e que para isso adota estratégias de negócios geradoras de renda como principal veículo para atingir seu propósito social, impactando diretamente a vida de populações fragilizadas. Pode assumir um modelo com ou sem finalidade lucrativa, mas sua autonomia financeira é dada pela atividade-fim da empresa. Os principais campos de atuação são: alimentação, serviços financeiros, acesso à energia e água potável, desenvolvimento econônomico, saúde, etc.